A Agenda Científica de Gerontologia "Aprender, Envelhecer… SER" é um um recurso técnico-pedagógico prático e inspirador, de periodicidade anual, para o qual contribuem investigadores nacionais e internacionais, que visa promover a educação sobre os processos de envelhecimento e a intervenção a desenvolver com pessoas idosas.
Destina-se a todas as pessoas que prestam apoio e serviços a pessoas idosas nos mais diversos contextos (institucional, familiar, comunitário, etc.); a estudantes, professores, educadores, gerontólogos e ao publico, em geral. Tem sido, por diversas vezes, recomendada pelo Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho e da Segurança Social através da sua newsletter.
Disponível nos formatos de Agenda ou como Caderno/Bloco de Notas.
Autor
Coordenação: Sandra Paula Barradas e Albertina Lima Oliveira
Ficha da Coordenadora Sandra Paula Barradas: Educóloga; Mestre em Ciências da Educação, ramo da Educação e Formação de Adultos, Faculdade Psicologia e Ciências da Educação da Universidade Coimbra; Pós-graduada em Saúde e Envelhecimento, pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e em Intervenção Clinica em Psicogerontologia, pelo Instituto de Psicologia do Porto; Curso de formação Envelhecimento Ativo e Saudável – orientações para melhor gestão na saúde e na doença, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra; Investigadora/Colaboradora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais, Universidade Aberta - CEMRI/Uab; Editora de livros e recursos técnico-pedagógicos; Formadora na área da Gerontologia. Autora de recursos técnico-pedagógicos e programas de promoção da saúde física e mental para pessoas adultas.
Ficha da Coordenadora Albertina Lima Oliveira: Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra (FPCE.UC); Licenciada em Psicologia e Doutorada em Ciências da Educação com especialização em educação Permanente e Formação de Adultos. Leciona disciplinas sobre educação e desenvolvimento de pessoas adultos e idosas, nomeadamente Educação e Formação de Adultos, Gerontologia Educativa e Envelhecimento Ativo, Aprendizagem e Desenvolvimento Pessoal e Social na Adultez e Velhice; Conceção, Desenvolvimento e avaliação de programas educativos para adultos e Educação para o Mindfulness. Investigadora Integrada no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20) da Universidade de Coimbra. Coordenadora Científica do Modelo Mindserena e Formadora de Mindfulness.